Saúde


09/12/2011 10h20 - Atualizado em 09/12/2011 15h31

Coçar os olhos e ler no escuro ou 

deitado podem prejudicar a visão

Cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.
Ideal, segundo médico, é não apagar luz para usar computador ou ver TV.

Do G1, em São Paulo
117 comentários
A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, já que cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos.
Alguns hábitos corriqueiros, como coçar a vista e ler no escuro ou deitado, podem ser prejudiciais à visão.
Ler com o livro muito perto pode forçar o cristalino (espécie de diafragma do olho) e favorecer a miopia. Também pode ser um sinal de que a pessoa já sofre de algum problema de refração. A distância mínima ideal é de 30 cm, segundo o oftalmologista Samir Bechara, do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já ler deitado propicia um achatamento dos olhos, o que é ruim para a saúde deles. E ler no escuro dilata a pupila e causa desconforto. Por isso, o melhor é não apagar a luz para usar o computador ou ver TV. Você corre o risco de se cansar mais e ficar com dor de cabeça.
No caso de ler em um veículo em movimento, como carro, ônibus, trem ou metrô, há um maior esforço dos músculos dos olhos para mantê-los paralelos, o que pode provocar desconforto e favorecer o estrabismo.
Visão (Foto: Arte/G1)
Outra dica que o Bem Estar deu nesta sexta-feira (9) foi usar óculos de proteção ao manusear produtos químicos ou ferramentas. Mesmo para pequenos reparos em casa, como uma martelada na parede ou um furo com furadeira, utilize os óculos.
Os modelos mais baratos custam a partir de R$ 2,30. Use-os também ao mexer com solda (a luz pode queimar os olhos) e maçarico. Os óculos protegem, ainda, em esportes com bola e na natação.

Em relação à crianças, afaste produtos de limpeza do alcance delas e tome cuidado com brincadeiras com estilingue, dardo, flecha e pega-varetas, comuns agora nas férias.Já no caso de produtos químicos, se alguma substância cair nos olhos, lave-os imediatamente antes de ir ao hospital, pois isso evita lesões graves.
Nunca coce os olhos: lave-os. Ao esfregá-los, você pode ferir a região e até causar uma deformação progressiva na córnea, chamada ceratocone, que desencadeia astigmatismo e deixa os olhos em formato de cone na parte frontal.
O programa falou, ainda, sobre uma campanha da Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer (Tucca) para detecção precoce de retinoblastoma, um tipo de câncer nos olhos. Uma simples foto com flash é capaz de revelar essa doença grave, e a chance de cura chega a 90%. Quando tem a doença, o olho aparece com uma mancha branca, reflexo do tumor.
A médica Ana Escobar também disse que, até os dois meses de idade, o bebê pode ser um pouco estrábico, porque os músculos dos olhos ainda estão um pouco frouxos.
Para evitar problemas de visão em geral, a recomendação é procurar um especialista uma vez por ano ou a cada dois anos. Além disso, não se deve usar, sem orientação médica, colírios que contêm remédio na formulação.
Veja abaixo o resultado da nossa enquete:


Pernambucana perde 23 kg com 

exercícios e dieta saudável

Com programa, Angélica Neves aprendeu o que é jump e agora faz aulas.
Em um ano, ela perdeu 23 kg e mudou a alimentação dela e da família.

Luna D'AlamaDo G1, em São Paulo
46 comentários
A pernambucana Angélica Neves, de 27 anos, eliminou 23 kg desde o final do ano passado, quando passou a comer melhor. Resolveu incluir na dieta pão integral, leite desnatado e muitas frutas.
Ao conhecer o Bem Estar, ela ainda estava nesse processo de baixar de 85 kg para 62 kg – agora tem 67 kg em 1,66 m, porque se achou magra demais e com “cara de doente”. Desde fevereiro, entendeu os benefícios da atividade física.
“Emagreci, mas fiquei muito flácida nos braços e na barriga. Com os exercícios, diminuí a barriga, ganhei cintura e já vejo músculos nas pernas”, conta. Angélica também diz que reduziu muito a celulite nas coxas e no bumbum.
Angélica montagem (Foto: Arquivo pessoal)Angélica em foto tirada no início de 2010 (à esq.) e em imagem recente, mais magra (Foto: Arquivo pessoal)
Celulite, aliás, foi um dos assuntos sobre os quais a moradora de Jaboatão dos Guararapes aprendeu com o programa. “As pessoas acham que celulite é por causa do açúcar, não do sal. Agora podem tomar refrigerante!”, brinca.
A fã do Bem Estar também revela que aprendeu que a gordura abdominal faz muito mal – é fator de risco para doenças cardiovasculares – e que o excesso de peso pode favorecer o ronco. “Meu marido tem sobrepeso, ronca, e agora vai ao médico”, afirma.
O marido Carlos Henrique e o filho Willames Ronaldo também são incentivados por Angélica a fazer atividade física. O menino de 11 anos está praticando natação e futsal desde março e já perdeu 5 kg. “Ele estava gordinho, agora entrou na linha. Levo-o para caminhar na praia, cortei o biscoito, o refrigerante. Ele reclama, mas tem que aprender a viver sem”, diz a mãe.
Angélica cortado (Foto: Arquivo pessoal)Angélica malha na academia (Foto: Arquivo pessoal)
A pernambucana também relata que deixou de fumar em 2010 e, há 6 meses, parou de tomar cerveja todos os finais de semana. “Hoje, bebo uma vez por mês, e é vodca”, conta.
Com a ajuda de uma nutricionista e uma endocrinologista, Angélica não consome mais coxinha, cachorro-quente, chocolate, açúcar e refrigerante. Com a perda de peso, as dores nas costas sumiram.
Na academia, a fã do programa faz jump aquático duas vezes por semana, bicicleta três vezes por semana e musculação quatro vezes por semana. Ainda anda na esteira e faz transport diariamente.
“Antes de emagrecer, tinha vergonha de ir à academia e usava um simulador de caminhada em casa, mas não muito”, conta. Com o Bem Estar, a telespectadora aprendeu o que é jump e step.
Veja abaixo o cardápio dela em um dia normal:
Café da manhã
1 sanduíche de pão integral com uma fatia de peito de peru light
1 copo de achocolatado light com leite desnatado
Lanche da manhã
Alguma fruta, como banana, melão, maçã, uva, pera, ou um pacotinho de biscoito salgado integral
Almoço
3 colheres de arroz integral
1 concha de feijão
1 pedaço de carne pequeno e muita salada (cenoura, beterraba, cebola, tomate, alface e pepino) temperada só com azeite
Lanche da tarde
Um pote de iogurte light, coalhada ou fruta
Jantar
Um prato de aveia com 4 bolachas integrais. Ou repito o café da manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário