Esportes


Superliga é lançada com promessa de 



ser 'o melhor campeonato do mundo'

Com base da seleção no país, edição masculina repete promessa das últimas temporadas e aposta no equilíbrio entre as 12 equipes participantes

passos da cerimônia foram seguidos à risca da festa feminina, com as mesmas estátuas vivas na entrada e o mesmo show de mágica. O discurso, por sua vez, buscou inspiração nas  temporadas passadas. Com 12 dos 14 jogadores que disputaram a Copa do Mundo do Japão pela seleção no país – apenas Leandro Vissotto e João Paulo Bravo atuam fora –, a Superliga masculina 2011/2012 foi lançada nesta quinta-feira, em São Paulo, apostando mais uma vez na promessa de ser o campeonato mais forte do mundo. A dois dias do início da competição, que terá sua rodada de abertura no sábado, jogadores acreditam no equilíbrio entre as 12 equipes na busca pelo título.
Lançamento Superliga masculina, Jogadores na apresentação (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Jogadores de cada equipe na apresentação da Superliga (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
- Nesse campeonato, não dá para falar quem vai ser campeão. Eu não aposto nem no meu time. Só apostaria se tivesse certeza de que vai ganhar. É um campeonato muito complicado – brincou Serginho, do Sesi, que vai defender o título conquistado na última temporada.
Assim como na disputa feminina, a Superliga terá mudanças em seu sistema de pontuação. No novo formato, que segue as últimas competições da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), como a Copa do Mundo, uma vitória por 3 sets a 0 ou 3 sets a 1 vale três pontos, enquanto um triunfo por 3 sets a 2 vale dois pontos para o time vencedor e um para o perdedor.
A aposta no equilíbrio tem fundamento. Atual campeão, o Sesi manteve a base e ainda ganhou reforços de peso, como o meio de rede Rodrigão, da seleção brasileira. Outros favoritos, como Minas, Vôlei Futuro, e Florianópolis, também se reforçaram para a nova temporada. As equipes, no entanto, ainda ganharam um novo rival na briga pelo título. Estreante na Superliga, o Rio de Janeiro conta com nomes como Dante, Lucão e Théo para sua primeira competição nacional e promete vir forte para a disputa.
- Por enquanto, não treinamos com o grupo inteiro. Só temos a expectativa de um grupo forte. É um time que tem tudo para conseguir um bom resultado logo na primeira temporada – apostou Théo.
Lançamento Superliga masculina, Bruninho participa de show de mágica (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)Bruninho foi ao palco para participar de show de mágica (Foto: João Gabriel Rodrigues / Globoesporte.com)
Maior vencedor da competição ao lado do Minas, com quatro títulos, o Florianópolis tenta retomar a soberania da competição na nova temporada. Para isso, conta com a chegada de um novo patrocinador e de reforços importantes, como Gustavo e Giba, que aprovou a mudança no formato de pontuação.
- Acho que vai ficar ainda mais emocionante. Gosto muito desse formato. É só uma questão de contagem. Se o time conseguir fazer um campeonato muito bom, acabará tendo uma distância maior para os rivais e vai poder se preparar melhor para os playoffs.
Principal nome do Vôlei Futuro, Ricardinho também aposta em uma competição equilibrada. Para o levantador, a equipe, semifinalista do campeonato paulista, poderá, assim como na última edição, brigar pelo título.
- No Paulista, apesar da derrota na semifinal, mostramos um grupo diferenciado. Vai ser uma guerra. O nível no ano passado já foi muito bom, acho que esse ano vai ser ainda melhor.
As equipes participantes:

Sesi (São Paulo)
Cruzeiro (Minas Gerais)
Vôlei Futuro (SP)
Minas (Minas Gerais)
Florianópolis (Santa Catarina)
Montes Claros (Minas Gerais)
Campinas (São Paulo)
Londrina (Paraná)
São Bernardo (São Paulo)
UFJF (Minas Gerais)
Volta Redonda (Rio de Janeiro)
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Rodada de abertura:

10/12
11h: São Bernardo x Minas - São Bernardo
11h30m: Sesi x Rio de Janeiro - São Paulo (SporTV transmite ao vivo)
19h: Volta Redonda x Cruzeiro  - Volta Redonda
19h: UFJF x Vôlei Futuro - Juiz de Fora
19h: Campinas x Montes Claros - Campinas
11/1215h: Londrina x Florianópolis - Londrina



Caio Júnior pede mais ao Grêmio: '



Só motivação não basta'

Treinador garante que usará os jovens das categorias de base do clube


Caio Júnior está feliz. Voltou ao clube que o revelou depois de 24 anos, agora como treinador, com a missão de recolocar o Grêmio no caminho dos títulos. Mas ele tem consciência de que precisará de muito mais que vontade para vencer. Em entrevista exclusiva direto do Rio de Janeiro para o narrador e apresentador Paulo Brito, do Globo Esporte, o novo comandante do Tricolor gaúcho afirmou que ainda busca entender os erros do clube:
- Só motivação não basta. Vamos ter que analisar todos os aspectos e tentar interpretar tudo o que deu errado neste ano para fazermos diferente do ano que vem.
O treinador, que estava na capital carioca para participar do Footecon, seminário que discute os rumos do futebol, admitiu que encontrou um ambiente carregado no Olímpico. Mesmo assim, garante que arrancou sorrisos de pessoas que ainda trabalhavam no clube quando ele, ainda uma promessa, despontou para o futebol.
- Eu esperava por essa oportunidade há muito tempo. É a realização de um sonho. Reencontrei pessoas da minha época aqui, como o Seu Verardi (supervisor de futebol). É claro que vi o clube com uma autoestima baixa, mas no futebol tudo pode mudar de um ano para o outro - disse.
Caio Júnior reafirmou o seu desejo em contar com um time mais veloz. Não falou sobre nomes de possíveis reforços, mas garantiu que olhará com carinho para as categorias de base do clube.
- Vou observar as competições dos meninos e também buscar informações com quem conhece mais esses jogadores. Quero mais detalhes para saber quem vamos podemos aproveitar já no início da temporada
.




Victor Ramos marca os 'gaiatos' do 

assédio à namorada Nicole Bahls

Zagueiro do Vasco ainda se acostuma ao mundo das celebridades e promete trabalhar por ano melhor no campo: Olimpíadas são o sonho

Por Gustavo RotsteinRio de Janeiro

Nicole Bahls - Victor Ramos - noivos - donas do campinho (Foto: David Santiago/Divulgação)Victor Ramos e Nicole Bahls: amada fora do futebol
(Foto: David Santiago/Divulgação)
Ele disputou apenas oito partidas pelo Vasco e terminou o ano até mesmo fora do banco de reservas. Mas em 2011 seu nome foi notícia, assim como Dedé, seu companheiro de posição. Ao contrário do “mito”, eleito pelo voto popular o melhor jogador do Campeonato Brasileiro, ele apareceu pelo que fez fora de campo. Victor Ramos foi um dos personagens do time cruz-maltino na temporada. E ao mesmo tempo em que seu relacionamento com a modelo Nicole Bahls tomava as manchetes, seu espaço na equipe diminuía.
Em São Januário, precisou aturar muitas brincadeiras dos companheiros. Foi chamado de Victor “Bahls” e tornou-se protagonista da música “Do Leme ao Bahls” – numa paródia com uma canção interpretada por Tim Maia –, cantada em alto e bom som pelos demais jogadores durante um treino. Quando o relacionamento tornou-se público, o zagueiro teria até encontrado fotos da namorada penduradas no vestiário de São Januário.
- Eu levo numa boa porque eles são gente boa e não confundem as coisas. Os caras não aguentam. Logo que acham um brecha, brincam, mas eu levo tranquilamente. Eles respeitam o limite - explica o jogador de 22 anos.
Se na vida amorosa a felicidade é plena, Victor Ramos tem do que se queixar na parte profissional. Contratado pelo Vasco por empréstimo durante o Campeonato Brasileiro, entrou em campo menos do que gostaria. No momento decisivo, sequer ficava no banco de reservas. Mas ele garante não acreditar que isso tenha a ver com a exposição do relacionamento com uma celebridade. O zagueiro passou a ter um espaço na mídia comparável aos principais jogadores do time, como Diego Souza, Dedé, Felipe e Juninho Pernambucano.
- Realmente não foi o que eu esperava. Tive algumas lesões, aconteceram algumas coisas internas e acabei não tendo uma sequência. Mas não acho que houve implicância por causa do meu namoro. A vida pessoal não interessa a ninguém. Além disso, nunca deixei de treinar. Entendo que o clube quer o retorno imediato porque investiu - disse Victor Ramos, que está emprestado ao Vasco até o meio de 2012 pelo Standard Liège, da Bélgica, que o comprou em 2009 do Vitória, clube que o revelou.
Ciúmes de Nicole e veto ao ambiente de trabalho
victor ramos vasco figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)Zagueiro pelo Vasco: desejo de novas chances
(Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)
O zagueiro admite que ainda não se acostumou totalmente ao mundo das notícias de celebridades. Apesar de sua imagem aparecer com frequência em sites e revistas especializadas, Victor Ramos diz não se incomodar por ter mais destaque por um motivo que não é seu desempenho em campo.
- A Nicole é uma mulher famosa, e por isso mesmo sem querer acabo aparecendo em alguns momentos. Mas sei separar muito bem as coisas. Ela tem a carreira dela, e eu, a minha.
Mas ao mesmo tempo, Victor Ramos reconhece que não está tão tranquilo assim em relação ao assédio sofrido por Nicole Bahls. Principalmente o masculino. Por isso, evita expor a namorada em seu ambiente de trabalho.
- Quando a gente gosta de alguém, sente ciúmes. Ela também tem ciúmes de mim, então às vezes tem uma briguinha besta. Mas há sempre aqueles gaiatos que gostam de aproveitar. Nunca fui de levar mulher para os meus jogos, nem minha mãe. No futebol tem muita trairagem em relação a isso. No ano que vem pode até ser que ela vá, mas vou ficar de olho. Não por ela, mas pelos homens - frisou.
Na última quarta-feira Victor Ramos viajou para Salvador, sua terra natal, acompanhado da namorada. Será a vez de Nicole Bahls ser apresentada ao pai do zagueiro, Emanuel Rodrigues, prefeito da cidade de Rodelas, no interior da Bahia. Segundo o jogador, a modelo está perfeitamente integrada à família, pois conheceu a sogra no Rio de Janeiro.
Com a vida amorosa tranquila, Victor Ramos planeja um ano de 2012 tão intenso quanto, mas no futebol. O zagueiro afirma que vai buscar seu espaço, seja no Vasco ou em outro clube, porque tem uma importante meta a cumprir no ano que vem.
- Quero disputar as Olimpíadas de Londres. Apesar de novo, acho que tenho capacidade e experiência para isso. Tenho passagem pela Seleção Brasileira sub-20, dispuetei a Liga dos Campeões e enfrentei atacantes como Cristiano Ronaldo, Cissé e Van Nistelrooy. A possibilidade de ficar ou sair do Vasco está em aberto. Em janeiro começa uma nova etapa para mim. Vou me cuidar, treinar muito e correr atrás do meu objetivo.
Com a sorte no amor garantida, será a vez de dar fim ao azar no jogo.



07/12/2011 16h24 - Atualizado em 07/12/2011 16h24

Figueirense libera, e Palmeiras chega a 

acordo para contratar Juninho

Verdão consegue acerto com todas as partes envolvidas e só depende de assinatura de contrato para anunciar primeiro reforço. Jogador está ansioso


juninho figueirense (Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)Juninho é o primeiro reforço do Verdão para 2012
(Foto: Cristiano Andujar / Agência Estado)
O Palmeiras concluiu na noite de terça-feira o último passo para acertar a contratação do lateral-esquerdo Juninho, do Figueirense. O clube catarinense, dono de 15% dos direitos econômicos do jogador, aceitou liberá-lo para o Verdão em troca de uma compensação financeira. Com o Audax-SP, dono de 50%, e com o Banco BMG, que detém os 35% restantes, já havia um acordo por cerca de R$ 700 mil.
O anúncio será feito depois da resolução de questões burocráticas e da assinatura do contrato, que deve ocorrer até o início da próxima semana. No total, o Palmeiras ficará com 25% dos direitos econômicos de Juninho (os 15% do Figueira mais 10% do Audax, clube pertencente ao Grupo Pão de Açúcar).
Ainda sem confirmar a transferência, Juninho mostra ansiedade por vestir a camisa do Palmeiras. Aos 21 anos, o lateral foi um dos destaques da campanha do Figueirense no Campeonato Brasileiro, e concorreu em sua posição no Prêmio Craque do Brasileirão. Atualmente, o jogador só quer aproveitar as férias e deixa tudo nas mãos dos empresários.
No Verdão, o assunto é tratado com cautela, mas o vice-presidente Roberto Frizzo admite que o anúncio está próximo.–  O Figueirense é meu primeiro clube (como profissional), vou fazer minha primeira transição e tem gente cuidando disso para mim. Estou feliz para caramba, gostaria muito de defender as cores do Palmeiras, um time que admiro muito, mas vamos ver se dá certo. Meu empresário está fora do Brasil e, quando chegar, vai resolver isso. No momento estou de férias e quero aproveitar o ano maravilhoso que tive. Quando houver algo oficial, confirmo tudo – disse Juninho.
–  É um ótimo jogador, jovem, e que nos agradou muito durante a temporada. Vamos reforçar bem nossa equipe – analisou o dirigente.
A contratação de Juninho não impede a busca alviverde por outro nome para a lateral esquerda. Kleber, do Internacional, é o nome considerado ideal pelo técnico Luiz Felipe Scolari, e o Verdão tenta uma “engenharia” financeira para viabilizar a contratação. Hoje, o elenco conta apenas com Gerley para a posição, já que Gabriel Silva foi negociado com o Udinese-ITA.